A cristalização do mel é um processo natural que ocorre devido a separação da glicose da frutose, formando cristais. O tipo da origem floral, o pólen e o néctar das flores utilizado pelas abelhas para produzir o mel, são fatores que interferem na rapidez da cristalização do mel. Dependendo da temperatura e da florada, o mel leva mais ou menos tempo para cristalizar.

Um bom mel, puro e de qualidade cristaliza, enquanto que o mel super aquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana não costuma cristalizar e indicia falta de pureza. Há méis que podem até ser puros, sem adição de glicose ou produtos de pouca qualidade, mas que passam por alguns processos como pasteurização, homogeneização e são submetidos a altas temperaturas, o que reduz significativamente a qualidade deles e portanto, não cristalizam.
Mas fique tranquilo, não existe problema nenhum em mel cristalizado, muitas pessoas acham até mais gostoso consumir o mel nesse outro estado. O mel cristalizado e liquido tem as mesmas propriedades nutricionais e energéticas.

Com a cristalização, o mel fica com aspecto cremoso, com formação de cristais em todo o pote ou somente em parte dele, porém, sem alterar suas propriedades, podendo ser consumido normalmente.

 

Como transformar o mel cristalizado em mel líquido?

Banho Maria

  • O banho Maria é uma solução muito utilizada para transformar o mel cristalizado em mel liquido. Consiste em aquecer o mel dentro da embalagem na água a 45ºC por 15 minutos. Esse processo não danifica o mel, apenas modifica o estado em que ele se encontra, porém, é preciso realizar essa operação com cuidado, pois se o mel sofre um aquecimento exagerado, poderá prejudicar seriamente as enzimas, açúcares naturais e vitaminas do mesmo, que são sensíveis ao excesso de calor.
    O mel poderá voltar a cristalizar com tempo, pois é uma característica natural do mel.

Micro-ondas

  • Não é aconselhado utilizar o micro-ondas para aquecer mel cristalizado pois, devido a alta potência é bem provável que o mel seja super aquecido, perdendo assim suas principais propriedades.

Exposição ao Sol

  • O mel cristalizado também pode voltar ao estado líquido se exposto ao sol. Esse processo não tira nenhuma propriedade do mel.